Crédito: Futebolês

Contrato renovado!!! Por mais um ano, Coparena conta com a parceria da FCF e clubes profissionais para revelação de novos talentos do futebol

A assinatura do termo aconteceu na tarde desta quarta-feira, na sede da TV Jangadeiro e contou com a presença de representantes do Sistema Jangadeiro, FCF, Rede Cuca e Prefeitura de Fortaleza e dos clubes profissionais envolvidos

Parceria fechada. Sistema Jangadeiro, Federação Cearense de Futebol (FCF), Rede Cuca, Prefeitura de Fortaleza e clubes cearenses permanecem juntos por mais uma temporada com o intuito de revelar novos nomes para o nosso futebol. Através do acordo, jovens da categoria Sub-17 podem continuar sonhando com o futebol profissional. Ceará, Ferroviário, Floresta e Fortaleza acreditaram no projeto de observar e preparar oito atletas que se destacarem na competição. Através de uma indicação, eles serão submetidos a uma temporada de testes para análise de desempenho nos clubes.

Tudo vai acontecer ao vivo, durante a exibição do programa Futebolês (com data a ser definida). Através do sorteio, estes oito nomes serão conhecidos. A partir daí, eles vão ser encaminhados às equipes e ficarão à disposição dos times por três meses para treinamento e avaliação de desempenho. “É uma parceria importantíssima no desenvolvimento desses jovens. Junto com os clubes, a Federação, o Sistema Jangadeiro e a Prefeitura, reconhecemos a importância da sociabilização desses deles. Então estamos aqui para apoiar o ingresso dos atletas nas nossas categorias de base para que eles possam dar continuidade na carreira profissional”, declarou Taim Fontenele, diretor do Fortaleza.

O termo contempla apenas atletas da categoria Sub-17. Durante os três últimos jogos que irão acontecer (duas semi-finais e uma final), os clubes enviarão “olheiros” para observarem os jogadores em ação. Cada um deles vai receber do Sistema Jangadeiro uma premiação que será destinada ao custeio das despesas durante os três meses de experiência no clube. O representante do Ferroviário, Jeff Peixoto, elogiou a iniciativa dos envolvidos. “Gostaria de enaltecer a iniciativa de apoiar a Coparena, que é um sucesso e uma forma de afastar os jovens das drogas e de outras coisas ruins. Então, Sistema Jangadeiro, Prefeitura, Ferroviário, outros clubes e Federação, todos de parabéns.”, disse.

Após esse período de avaliação do desempenho, eles poderão assinar contrato, caso sejam aprovados. A Coparena Fortaleza da Juventude promove o intercâmbio sócio-esportivo entre os bairros da cidade através do futebol. Além dos benefícios do esporte, o projeto fomenta a descoberta de novos talentos e reforça valores importantes na construção do cidadão. Através da parceria com o Sistema Jangadeiro, a competição tem tido um alcance visível, como explicou o Coordenador de Juventude, Julio Brizzi. “A Coparena, com mais de 10.500 atletas, é a maior competição de futebol não profissional do estado. Temos à nossa disposição 23 areninhas e até o final do ano serão 70 campos entregues pelo prefeito Roberto Cláudio, dando oportunidade aos jovens de comunidade. Entraremos na reta final com grandes jogos e grande expectativa, contando com a cobertura completa do Sistema Jangadeiro, na certeza de que o legado deixado vai ser de uma competição democrática e que dá chances de crescimento a todos.”, destacou.