Narcélio Mendonça, há 60 anos sendo história no Jardim Iracema

Nascido no bairro Presidente Kennedy e criado no Jardim Iracema. A história de Narcélio Mendonça se confunde com a areninha que carrega o mesmo nome. Há 60 anos, ele mora no mesmo endereço e, há 50, cuida do campo como se fosse um filho.

Narcélio se tornou jogador de futebol graças ao campo de terra batida do bairro onde se criou. Lá, desenvolveu suas habilidades, indo jogar nos grandes clubes da capital (Ceará, Ferroviário e Fortaleza), Norte e Nordeste do país (Asa de Arapiraca/AL, Campinense/PB, Remo/PA e Sampaio Corrêa/MA).

Aos 33 anos, ele decidiu “pendurar as chuteiras” e dedicar-se mais ao local que ele tem o prazer de ir, bater papo e jogar um “velho racha”, como o mesmo diz.

“A areninha do Jardim Iracema é um filho. Daqui, eu revelei diversos jogadores, desde quando ainda era campo de terra. Tenho um amor enorme por este lugar e me emociono sempre quando falo disso”, afirmou.

Mendonça diz que lutou muito para que o espaço fosse construído. Batalhou tanto, que, no passado, ele discutia com pessoas que queriam ocupar o espaço.

“Há muitos anos, umas pessoas queriam invadir o campo. Lá, era o único local que tínhamos para as crianças brincarem e, no caso dos adultos, para o futebol. Briguei e retirei todos dali. O espaço é para nossa comunidade”, bradou.

Coparena 2022

Sendo ex-jogador de futebol, ele se diz feliz em saber que a Coparena está sendo disputada na areninha Jardim Iracema, para o bem dos atletas da região, além dos comerciantes.

“A dinâmica do bairro mudou. Hoje, vemos pessoas trabalhando ao redor da areninha, vendendo lanches, por exemplo. Isso é muito gratificante”, finalizou.